Equipe
A equipe do PELD FORR é formada por profissionais das mais diversas áreas de pesquisa de diferentes instituições de ensino e pesquisa.
Pesquisadores
Marcos José Salgado Vital
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Micologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências (Microbiologia Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular Livre do Centro de Estudos da Biodiversidade - CBio e atua como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PRONAT e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos - PROFAGUA e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima. Tem desenvolvido pesquisas com ênfase em qualidade de água em comunidades indígenas e tradicionais, qualidade de alimentos, substâncias bioativas e diversidade fúngica em solos. Possui experiência na coordenação de projetos financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e BNDES. É membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Roraima e dos Conselhos Gestores do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica Inct-CENBAM/MCT; da Rede Norte-Norte de Fungos Filamentosos; da Incubadora de Politicas Públicas da Amazônia e do O PROFIAP - curso de mestrado profissional em Administração Pública. É membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRR; já foi membro e coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRR e atua como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR (2020-2024) e coordenador e vice-coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Universidades Federais - COPROPI/ANDIFES (2022-2024). É consultor da FINEP, CAPES e da FAPEAM e de períodos nacionais e internacionais.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7855596789769104
Carolina Volkmer de Castilho
Sou bióloga, doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e pesquisadora da Embrapa Roraima na área de Uso Sustentável de Recursos Naturais. Tenho interesse pelas histórias que só o tempo conta e desde 2006 utilizo a metodologia RAPELD para monitoramento de longo prazo da dinâmica da floresta e da diversidade arbórea nas grades do PPBio em Roraima.
Reinaldo Imbrozio Barbosa
Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com especial interesse em estudos relacionados às mudanças climáticas, uso e ocupação da terra, dinâmica de ecossistemas e emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades antrópicas na Amazônia. Desde 1984 residindo no extremo norte amazônico. No PELD-FORR desenvolveu um trabalho regional inédito sobre detecção de taxas de decomposição da liteira fina através de um método inovador denominado TBI (Tea Bag Index). Nas horas vagas é um apaixonado por bons cafés, cervejas artesanais e comidas típicas da Amazônia. Quando o joelho permite faz trilhas, montanhismo e caminhadas de longa distância.
Patrícia da Costa
Sou bacharel em Ciências Biológicas-Ecologia pela UFRJ e Doutora em Biodiversidade e Conservação pela Rede Bionorte. Como pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, tenho como principais linhas de pesquisa: ecologia e manejo de produtos florestais não-madeireiros, dendrocronologia e dendroecologia. Tenho interesse em estudos relacionados à ecologia e conservação de florestas tropicais; aos efeitos de mudanças climáticas globais em florestas neotropicais; e às relações entre floresta e comunidades (sociobiodiversidade).
Tania Pena Pimentel
Graduada em Ciências Biológicas, doutora em Ecologia Aplicada pela USP e tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com interesse na área de limnologia em especial nos temas Amazônia, biogeoquímica, nutrientes, igarapés e ciclo do carbono. Em 1984, iniciei minhas pesquisas no Projeto CAMREX - Biogeoquímica do Carbono nos Rios Amazônicos (convênio CNPq/INPA-NSF/NASA/Universidade de Washington) trabalhando nas águas dos igarapés, lagos e rios da Amazônia, e foi paixão à primeira vista. Desde então coleciono nomes de rios, lagos e igarapés por onde passo.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9321875891574557
Luciano Nicolás Naka
Ornitólogo interessado na ecologia, biogeografia e biologia evolutiva das aves neotropicais e seus biomas. No PELD FORR estamos usando censos padronizados, gravadores autônomos e redes de neblina para caracterizar a avifauna das parcelas permanentes no PN Viruá e na ESEC Maracá.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2767171601552525
- : https://orcid.org/0000-0002-7716-3401
- Página do laboratório: ornitolab.org/
Meire Joisy Almeida Pereira
Doutora em Ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia pela UFAM, mestre em Políticas Públicas pela UFMA, especialista em consultoria em Pequenas e Médias Empresas pela UFRR, economista pela PUC-SP, docente efetiva da UFRR no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PRONAT/UFRR; Coordenadora do Programa de Extensão do PRONAT; docente permanente e orientadora no PRONAT/UFRR; Líder do Grupo de Pesquisa Percepção Ambiental, Agricultura Familiar, Redes Colaborativas e Sustentabilidade na Amazônia. Linhas de pesquisa: Economia Solidária, Economia do trabalho, Agricultura familiar, Percepção ambiental, agroecossistemas Amazônicos e Sustentabilidade na Amazônia; Coordenadora Executiva do Programa de Extensão - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários - ITCPES da UFRR desde 2008; líder de projetos de pesquisa e extensão na UFRR. Vencedora do edital SEBRAE/CNPq - Programa Agentes Locais de Inovação - ALI - anos 2021-2022 e 2023-2024. Integrante da Rede Integrada da Sociobiodiversidade da Amazônia - CISAM - na linha: Inovação, Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável.
Maria Bárbara Bethonico
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pelo CIESAS Cidade do México (2018). Professora da Universidade Federal de Roraima, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e no programa de Pós-graduação em Recursos Naturais/PRONAT. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão Territorial Indígena.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8703110503100513
Mariane Bosholn
Sou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano. Possuo mestrado e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atualmente atuo como professora na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e na Secretária de Educação e Desportos do estado de Roraima. Tenho interesse em educação, ecologia, estatística e delineamento amostral.
Arthur Camurça Citó
Como integrante do PELD FORR, atua na área de geoprocessamento. Também é membro do projeto de pesquisa Crescimento e mortalidade de árvores em florestas ecotonais de Roraima, coordenado pelo Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa.
Pedro Aurélio Costa Lima Pequeno
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2008), e mestrado (2011) e doutorado (2017) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Minha principal linha de pesquisa é testar hipóteses ecológicas e evolutivas, sobre a biodiversidade amazônica, mas também colaboro com pesquisadores investigando outras questões nas Ciências Ambientais. Tenho experiência com ensino de ecologia e biologia evolutiva, estatística e delineamento amostral, programação na linguagem computacional R e comunicação científica.
Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira
Professor do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (PPGEC/UERR). Possuo mestrado em Botânica (atual Biodiversidade) pela UFRPE e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo INPA. Atuo principalmente com Espaços não formais e Divulgação Científica; Metodologias para o Ensino de Ciências, em especial a Botânica; Recursos didáticos; Etnobotânica; Florística e Fitossociologia em Ecossistemas da Amazônia.
Whaldener Endo
Possui graduação em Ciências Biologicas - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1998), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005) e doutorado pela Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (2016). Possui experiência na área de Ecologia e Biologia da Conservação.
Pedro Ivo Simões
É professor adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Obteve seu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2010). Foi bolsista de pós-doutorado do Programa Ciência Sem Fronteiras (CNPq) na Coordenação de Biodiversidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em convênio com a Macquarie University (Australia). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Diversidade (antigo PPG-Zoologia) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Ecologia Animal, Evolução, Zoologia, Bioacústica e Genética Molecular. Atualmente, suas atividades de pesquisa abordam a taxonomia, biogeografia, ecologia e evolução de espécies de anfíbios neotropicais e a avaliação de impactos de atividades antrópicas sobre populações de anfíbios e répteis.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5292314762059126
Lisiane Machado Aguiar
Possui graduação em Comunicação Social: Hab. Jornalismo, Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa de Iniciação Científica. Intercâmbio de jornalismo na Universidade de Sevilha/Espanha e na Universidade ORT/Uruguai. Intercâmbio com bolsa Taglit em Israel. Mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS com bolsa CNPq. Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Cultura e Significação com bolsa sanduíche pelo projeto CAPES/DGPU N.40/2014, no Departamento de Comunicação Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB - Espanha), integrando durante o estágio o Observatório e Grupo de Pesquisa de Migração e Comunicação - MIGRACOM (UAB). Pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES na Universidade Federal de Roraima (UFRR).Membro do grupo de pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM) da UNISINOS e do Grupo Amazoom Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe da UFRR. Membro da Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (Rede AmLat). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR com área de concentração em Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7856133108794707
Arlene Oliveira Souza
Professora Adjunta de Biologia no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde também é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT). É licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). É Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Amazonas-UEA e cursou o pós-doutorado em Ecologia e Conservação na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Natureza, Educação e Cultura (GPINEC/UFRR). Atua nas áreas: Ecologia, Biologia, Etnoecologia. Orienta e tem interesse em estudos voltados a compreensão e valorização do conhecimento tradicional, conservação da natureza, relação de pessoas com os recursos naturais e conexões entre Etnobiologia e Educação.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2730066120809853
Thiago Orsi Laranjeiras
Desde 2009 em Roraima, lidera, colabora e apoia pesquisas em biodiversidade nas nossas áreas de estudo. No PELD FORR, foca nos padrões de ocorrência espacial e temporal da avifauna e em seus determinantes. Fotografa aves, mas mais paisagens. Já aos domingos, busca os ventos de Roraima, como aprendiz de kitesurf.
Ricardo de Oliveira Perdiz
Doutor em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), trabalho com a documentação da flora Amazônica durante os últimos treze anos. Minha pesquisa botânica é mais focada em um grupo de plantas conhecidas na Amazônia como breus, plantas de elevada diversidade e abundância na Amazônia. Desenvolvi habilidades relacionadas a programação e bancos de dados. Atualmente sou pós-doutorando no programa de pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da Universidade Federal de Roraima. No PELD FORR, sou um dos responsáveis pelo estudo da estrutura, dinâmica florestal e diversidade arbórea, junto com a Dra. Carolina Castilho (Embrapa RR).
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2115845365136873
- : https://orcid.org/0000-0002-2333-6549
- Página Pessoal: https://ricardoperdiz.com
Egressos
Tony Andrey Bichinski Teixeira
Mestre em Recursos Naturais pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Roraima (2020) e graduado em Engenharia Florestal pela União Latino-Americana de Tecnologia (2012), possui ampla experiência na área de Zoologia, com ênfase em biologia reprodutiva de aves. Ornitólogo, consultor ambiental e florestal de diversas empresas do ramo, participou diretamente na criação de Florestas de Alto Valor de Conservação, Planos de Manejo, EIA/RIMA e RPPNs, além de monitoramentos de fauna e flora para a concessão dos selos de certificação. Atua como consultor e pesquisador sênior de diversos projetos conservacionistas envolvendo espécies criticamente ameaçadas de extinção pelo país. Pesquisador colaborador de diversas instituições científicas desempenha a coleta de dados sobre a biologia reprodutiva das aves brasileiras, sobretudo, às criticamente ameaçadas, desenvolvendo estratégias de conservação para espécies em declínio populacional em todos os biomas do país.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4536266112767820
Gabriel Augusto Leite
Tem experiência na área de Ecologia, Ornitologia e Conservação. Faz trabalhos com levantamento de avifauna, comportamento, reprodução, anilhamento e alimentação das aves. Mestre em Ecologia de Ecótonos na Universidade Federal do Tocantins. Doutorado do Programa de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva-INPA, financiado pelo CNPq e Doutorado Sanduíche na University of East Anglia, UK, onde trabalhou com genética de populações e ecologia de Crax globulosa (Aves: Cracidae). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Roraima. Cientista da Biodiversidade pela ONG Rainforest Connection. Foco em conservação, ecologia e genética de aves neotropicais.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2102254605438541
Williamar Rodrigues Silva
Williamar tem experiência na área de ecologia florestal atuando em áreas relacionadas à dinâmica de ecossistemas, mudanças climáticas, estoque e emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades antrópicas na Amazônia. No PELD foi apoiado pelo componente capacitação de recursos humanos, em que desenvolveu estudos sobre a estrutura e composição de espécies florestais associadas às taxas de crescimento, mortalidade e recrutamento de árvores na ESEC Maracá.
Hugo Leonardo Sousa Farias
Hugo Leonardo possui especial interesse em estudos relacionados às mudanças climáticas, dinâmica de ecossistemas de florestas tropicais sazonalmente inundadas e de terra firma, estoques e emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades antrópicas na Amazônia. No PELD foi apoiado pelo componente capacitação de recursos humanos, onde desenvolveU uma pesquisa sobre densidade da madeira sob distintas condicionantes ambientais em florestas de ecótonos da Estação Ecológica de Maracá, Roraima. Nas horas vagas é um apaixonado por churrasco, cervejas e uma boa conversa em uma roda de amigos.
Jafet Vieira da Silva
Jafet vem trabalhando na área de Ecologia de Florestas Tropicais desde a conclusão de seu mestrado, com foco explicito na decomposição da liteira fina e suas relações com as condicionantes ambientais, utilizado o método Tea Bag Index (TBI) como parâmetro de análise de dados padronizados de decomposição e estabilização da liteira fina. No PELD atuou na equipe que delimitou um protocolo TBI específico para aplicação em parcelas permanentes de grades e módulos do PPBio. Atualmente mantem especial interesse em estudos de decomposição da liteira, atividade microbiana e fluxo de carbono.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8617614192312935
Raylanne de Lima Santos
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual de Roraima (2012). Especialização em Direito Ambiental, pela instituição Cândido Mendes, modalidade a distância (EAD). Mestre em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PRONAT/UFRR (2017-2019), desenvolvendo trabalho na linha de pesquisa Dinâmica de ecossistemas florestais, com ênfase em crescimento de indivíduos arbóreos. Desenvolve projetos de exploração florestal, plantio florestal, recuperação de áreas degradadas, plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
- CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1046205760653889